Sobre a Revista Energia, Ambiente e Regulação:

A Revista Energia, Ambiente e Regulação é uma publicação semestral do RCGILex, plataforma criada para aglutinar e analisar os marcos legais e regulatórios aplicados ao setor brasileiro de gás natural, bem como incentivar comentários e discussões entre os principais especialistas em gás natural no Brasil. A ferramenta RCGILex foi concebida no âmbito do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), iniciativa que reúne mais de 300 pesquisadores dedicados a estudos sobre a utilização sustentável do gás natural, biogás e hidrogênio, além de gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2.
Todos os responsáveis por esta Revista são pós-graduandos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), uma das instituições membro do RCGI. O IEE/USP apoia todas as iniciativas de disseminação científica do grupo que, além desta Revista e da ferramenta RCGILex, mantém um website atualizado semanalmente e uma newsletter bimestral, e organiza palestras e workshops abertos ao público sobre questões regulatórias do setor do gás e do setor energético.

RCGIResearch Centre for Gas Innovation:

Energia mais limpa para um futuro sustentável! 

Um centro de pesquisa dedicado à transição energética.

O RCGI – Centro de Pesquisa em Inovação a Gás aparece como um centro mundial de estudos avançados sobre transição energética para o uso sustentável de gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2. O centro, sediado na Universidade de São Paulo, é resultado de parcerias da FAPESP em apoio a pesquisas científicas de alto nível para o desenvolvimento do setor energético. Suas atividades são baseadas em três pilares: pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento.

O RCGI reúne uma equipe de pesquisadores de diversas áreas da ciência e tecnologia para o desenvolvimento das indústrias de gás e energia. Os projetos estão estruturados em cinco programas de pesquisa: Engenharia, Química Física, Políticas Energéticas & Economia, Redução de CO2 e Geofísica. Com a integração dos pesquisadores e a complementaridade de seus programas, o RCGI oferece soluções inovadoras para os problemas tecnológicos de transição energética relacionados às emissões de gás natural, biogás, hidrogênio e CO2, além de apoiar o aprimoramento das políticas energéticas no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Em particular, pretende aumentar a competitividade da indústria paulista e informar a sociedade sobre o enorme potencial econômico no uso de gás natural, biogás e hidrogênio como fontes de energia nos anos seguintes.

O RCGI agradece ao generoso apoio dos patrocinadores fundadores: FAPESP e Shell.

RCGILex

Equipe: 

COORDENADORA: Hirdan Katarina de Medeiros Costa (IEE-USP)

PROFESSOR COLABORADOR: Edmilson Moutinho dos Santos (IEE-USP)

EDITORA: Isabela Morbach Machado e Silva (IEE-USP)

Contato

Você pode enviar sugestões e se comunicar conosco pelo e-mail rcgi.lex@usp.br  

Clique aqui para assinar nossa newsletter.